Yann Beauvais, dando um curso dos filmes experimental
Em breve, as salas de cinemas deverão adotar os padrões da projeção digital. Essa substituição do suporte argêntico do cinema é um fenômeno que reativa questões que estão no coração da prática cinematográfica, que sejamos espectadores, cineastas ou programadores. Estas questões devem ser abordadas considerando o que se desenvolve hoje em termos de criação digital e dos novos meios de difusão. As tecnologias digitais facilitam a fabricação de filmes e renovam a linguagem cinematográfica e a internet abre um espaço de difusão potencialmente ilimitado.
|
As diferentes linguagens do cinema experimental foram incorporadas pelas novas mídias que estruturam nossos usos do digital. A história do cinema experimental permite-nos compreender a constituição dos softwares e da cultura digital. O objetivo desse curso é dar um panorama do cinema experimental através de sua história, conectando algumas das questões em jogo dentro do filme experimental e que estão no cerne do filme digital. Tais como: a desnarrativa da forma, a repetição, o
loop, a permutação, a abstração e as formas ampliadas de cinema.
http://www.facebook.com/note.php?note_id=112094935541365